Avançar para o conteúdo principal

RUMO AO TRILHO MÍTICO, SEMANA Nº 15 - SINTRA-CABO DA ROCA-SINTRA


A subir até à Peninha


Com o ARR junto à Azóia já no regresso

Fotos O Mundo da Corrida Fórum

Trilho -fig., trilha; caminho; vereda; direcção; piso; costume.

Mítico - adj., relativo aos mitos ou que é da natureza deles; fabuloso.

O "Trilhos Míticos" é uma parte do "Homem da Maratona" no sentido em que este também percorre as minhas paixões pela escrita, corrida em geral, triatlo e aventura. No entanto, O "Trilhos Míticos" é um outro lado dessa paixão, um lado mais específico que tem vindo a crescer em intensidade e espero que em participação: as corridas em natureza.
O "Trilhos Míticos" é uma referência escrita a todas as ideias e a todos aqueles que contribuem ou venham a contribuir para a criação de formas mais originais de prática de corrida.
O "Trilhos Míticos" é ainda uma homenagem à participação no evento que decorrerá no mítico caminho de peregrinação a Santiago pelo autor e seus companheiros de corrida em Abril de 2007 com o nome de Trail Caminhos de Santiago Aventura e um elogio à criatividade dos seus organizadores.

SINTRA-CABO DA ROCA-SINTRA

Todos os caminhos rumavam a Sintra neste Domingo. Há muito que cerca de 24 atletas combinavam no fórum “ O Mundo da Corrida” um treino Sintra – Cabo da Roca – Sintra num percurso de distância total de 34km. Cumpriu-se o combinado para a maioria, compareceram cerca de 20 para correr e um dos seus maiores paladinos para dar assistência e fazer as fotografias do encontro. Eu a Chantal, o Jaime e o Adílio fomos os ilustres representantes do grupo dos Machadarunners que se deslocou a Sintra, todos em preparação para o Trail de Santiago.
Este foi portanto mais um treino longo ( o 7º com mais de 30km em 2 meses e ½ ) feito num tempo de 3h40m ( para mim) debaixo de uma chuva miudinha num cenário fantástico, desde as entranhas densas da romântica Serra de Sintra até ao inóspito cenário do Cabo da Roca num trajecto impregnado de beleza vibrante para os sentidos.
Final com um lanche de doçaria regional na famosa pastelaria “Piriquita” em Sintra e a promessa que a próxima corrida/treino convívio será uma organização da Tribo da Machada no mágnifico cenário da Arrábida. Para já em perspectiva algumas sessões de treino na serra para traçar um percurso que sirva para “sempre recordar” a todos os que nele venham a participar.

Semana de 18 a 25

18 – 20km Cascais
19 – Natação (1500mts)
20 – Des.
21 – 12Km cc ( 60m)
22 – Des.
23 – Séries 1/1; 2/2; 3/3; 4/4; 3/3…
24 – BTT ( 20km)
25 – 34Km cc Serra de Sintra ( 3h40m)

Comentários

Olá.
Venho por este meio saudar a renovação efectuada no seu blog e desejar-lhe a contunuação de muitas e boas horas de corrida. Estou a pensar participar numa corrida que se enquadra na temática do seu blog: a trilhos do mogadouro 2007. Se puder gostaria que publicasse alguma informação sobre as diferenças entre as corridas na natureza e em estrada, isto porque não sei muito bem como me preparar para aquela prova. Haverá algum calçado específico? A técnica de corrida sofre alguma alteração.
Obrigado e boas corridas.
Zen disse…
André

Obrigado.

Responderei com prazer às questões que me coloca em breve.

Felicidades e boas corridas.
Zen,
aguardo com ansiedade as suas explicações sobre corrida na natureza.
Obrigado por me ter ido visitar. No entanto o blog que adicionou como link é relativo apenas à participação da minha escola na corrida da mulher 2007. Se preferir pode adicionar o blog pessoal que poderá encontrar no meu perfil.
Continuação de boas escritas e de ainda melhores corridas.
Lénia disse…
Olá Zen,

Já vi as bonitas fotografias. Foi uma bela corrida aquela, hein?

Com direito a belas paisagens, a nevoeiro, a chuva miudinha. Posso não ter ido, mas é com prazer que testemunho à distância a vossa alegria e satisfação.

Pode ser que um dia, haja uma corrida de natureza aqui pelos Algarves. Gostava muito de participar numa prova, fora da estrada, atravessar campos, passar por veredas estreitas, desviar-me de pedras, subir encostas...e apreciar paisagens mais verdes que as habituais.Assim, até parece que nos distraímos mais, ou nos concentramos mais, depende.
É tudo, uma boa noite.

Parabéns pelos Trilhos.

Mensagens populares deste blogue

SE CÁ NEVASSE FAZIA-SE CÁ SKI

Zé Neves a fazer SKU desde 2010 (sempre a descer)!

Salada de frutas - Se cá nevasse fazia-se cá ski
"Sebastião cá voltasse
Se a moleza se cansasse
Se o Eusébio 'inda jogasse
Ai que fintas que ele faria um dia...
Se o imposto não subisse
Se o emprego não fugisse
Se o presidente sorrisse
Outro galo cantaria um dia...
Se cá nevasse fazia-se cá ski...
Se cá nevasse fazia-se cá ski...
Se cá nevasse fazia-se...fazia-se...

Há sempre um "se" no caminho
Que me deixa as mãos tão presas
Se eu cortasse o "se" daninho
Talvez me livrasse das incertezas...
Se cá nevasse fazia-se cá ski...
Se cá nevasse fazia-se cá ski...
Se cá nevasse fazia-se...fazia-se..."

MERGULHO DE ANO NOVO 2016

Mais um ano se foi e outro começa. Que tenha mais dias felizes que 2015! Afectos, projectos, aventuras e claro, muito desporto! Hoje em Sesimbra, num dia de chuva, sem frio e com o mar a 14º fomos 13 os que decidiram "renovar-se" para 2016 com um mergulho de mar. Destes, 5 valentes entre 3 e os 13 anos experimentaram as águas agitadas da Praia do Ouro, a Laurinha ( na foto em baixo) a mais jovem do grupo, ficou-se por um "lava pés". Um ano desportivo a todos os seguidores do "Trilhos"

ALMOUROL 2014

Descobri este texto nas "memórias do facebook", acho que não o postei aqui. Os tempos agora são muito diferentes. Tenho uma hérnia discal, estou de baixa há mais de um mês e não treino vai para muito tempo. A operação cirúrgica está eminente e estas actividades, de maior impacto como o Trail, farão inevitavelmente parte do passado. Recordemo-lo...
José Neves8 de Abril de 2014 "Nada de fotografias por favor", o gesto e a expressão pouco amigáveis, parecem o de uma vedeta surpreendida por um paparazzi indiscreto. Não foi nada disso, em legenda, caso não tenham reparado está escrito: " qualquer semelhança com a realidade é pura ficção". A outra "realidade" é que no momento desta fotografia estava certamente no primeiro terço do pelotão usando a minha habitual estratégia de "trás para a frente, a mesma "ficção" foi achar que podia durante 44km manter-me assim. Trocando isto por "miúdos": a partir dos 30km "dei o…