A modalidade desportiva mais desafiante do planeta, tem finalmente um calendário português para 2015 . Depois das enormes dificuldades sentidas para a organização da Taça Nacional de Corridas de Aventura e Campeonato Nacional, eis que se mobilizaram as "forças vivas" da aventura, ou seja, o altruísmo daqueles que se recusam a deixar morrer este extraordinário "desporto aventura". Contrariam assim a "profecia" e as intenções de falsos desportistas de que a modalidade desapareceria para breve, sobretudo e em primeiro lugar da tutela da Federação Portuguesa de Orientação. Afinal estavam enganados, as CA´s andam, para mim inexplicavelmente, a "balões de soro" já há uns anos ( depois de anos fantásticos com um calendário preenchido e dezenas de equipas em competição) mas ainda mobilizam os verdadeiros apaixonados pela aventura. Aventureiros que tal como eu, acreditam que esta será uma modalidade no futuro terá "lotação esgotada", basta conseguirmos transferir praticantes de outras modalidades de aventura em natureza e acreditem, há "base de recrutamento" mais do que suficiente para que isso aconteça!
As teorias pouco consistentes de que a crise económica é a responsável pelo afastamento das pessoas da modalidade, de que a "moda" agora são os desportos individuais de endurance em detrimento dos desportos de equipa ( é uma hipótese, mas com pouca substância e portanto de curto alcance), entre outras explicações "caóticas", parece-me serem mais vaticinadoras do que científicas. Mãos à obra que isto é apenas um ciclo, há sempre um contra ciclo, "os ventos não sopram sempre de estibordo". Serão por isso necessárias alterações aos "regulamentos de competição" ( que foram e estão a ser feitas), aos modelos de prova, aos mecanismos de captação, de incentivo e imagem da modalidade. Tudo o resto caminhará por si, mas antes, temos de conseguir com inteligência vencer os habituais "profetas da desgraça" ( que em Portugal são uma verdadeira instituição) e que tanto prejudicam o crescimento da modalidade. Afinal, duvido que não haja quem goste de ter mapa na mão e partir à descoberta a pé, de bicicleta ou em caiaque da deslumbrante natureza que nos rodeia e da qual, nós portugueses somos verdadeiramente, "privilegiados". Aventurem-se!
1 MARÇO 2015 Santa Maria da Feira ( conforme imagem em baixo)
11 Abril COA - Abrantes
4 e 5 Julho - Escola de Armas - Mafra
19, 20 Setembro - Sulslowly - Sagres
7 e 8 Novembro – Prova Fedo - Cáceres ( Espanha e Campeonato Ibérico)
21 e 22 Novembro ADFA – Idanha-a-Nova.
Entretanto mais dinâmicos os nossos vizinhos espanhóis, realizam já umas das suas muitas provas, esta da Liga da Estremadura espanhola
http://www.extremaduraraid.com/index.php/48-raids/iii-siberia-raid/244-iii-siberia-raid
Sem comentários:
Enviar um comentário