segunda-feira, setembro 30, 2013

[O Homem da Maratona] BANDEIRA QUAL BANDEIRA? 2006

Escrevia eu no "Homem da Maratona" em 2006 a propósito de "futebóis" e "orgulhos pátrios"...

Posted by Zen to O Homem da Maratona at 6/01/2006 07:54:00 AM


Há uns dias atrás o seleccionador nacional de futebol pedia a todos os portugueses para pendurarem bandeiras nacionais em apoio à nossa ( sua) "equipa das quinas". Habituados à retórica de um discurso nacionalista através do futebol, com a sua saga dos "heróis" ricos, mimados e alguns mal educados, os portugueses lá vão pondo as ditas bandeirinhas na fé patriótica que sonha a  conquista do mundo pela bola redonda, talvez a mesma "vã glória" que provocou desastre de Alcacér Quibir no séc XVI e que, talvez, na actualidade anuncie outros desastres colectivos.
O futebol é um "eucalipto" que seca mais ainda o nosso já "ressequido" país, sorvendo por ano milhões de euros ( das contribuições em forma de impostos e outras). Dinheiro este que serviria para fazer muitas coisas, ou ainda para não fazer outras, como por exemplo extinguir algumas instituições de enorme utilidade para o apoio social às populações com o pretexto que é necessário equilibrar o défice outrora engordado pela "megalomania" dos estádios do euro 2004 e outras "gulas" ( passadas e actuais) de alguns "notáveis" dirigentes de Portugal.
O subdesenvolvimento desportivo português é evidente e observa-se pela qualidade das suas infra-estruturas, pelos apoios, pela mentalidade, pela formação e pelos resultados internos e externos (salvo algumas muito esforçadas acções). Neste contexto, o "novo-riquismo" do futebol contrasta, quer pela faustosa exibição de meios, quer pela pública exibição de apoios e ainda pela mediatização incessante dos seus resultados, alguns deles insignificantes por comparação com os de outras modalidades.
A exemplo do que escrevi no parágrafo anterior, temos a terra aonde resido há 39 anos, o Barreiro. Neste subúrbio cheio de novas (e antigas) chagas sociais, com uma população jovem que seria necessário rentabilizar para que pudessem ser um seguro investimento no futuro de Portugal, prosa esta que agora tanto se apregoa servindo de bandeira a " novas" ( mas velhas) demagogias do poder, existe uma só piscina construída durante os anos 70 para servir aproximadamente 80.000 pessoas as outras infra-estruturas, ou estão fechadas a cadeado ou então são com dinheiros públicos, rentabilizadas por particulares.
o quero carpir aqui todas as minhas angústias de ser português, penso que se tornaria enfadonho para quem quisesse ler ( se ainda o está a fazer nesta altura do texto), no entanto quero aqui afirmar publicamente que não colocarei a bonita bandeira portuguesa na minha janela para apoiar uma selecção de futebol. A única bandeira adoptada por Portugal nestes tempos, foi a que coloquei no início desta mensagem, mas esta juro-vos que não é a do meu "país"!

Posted by Zen to O Homem da Maratona at 6/01/2006 07:54:00 AM

Sem comentários:

À VOLTA DO SANTIS ( PARTE I)

Como o planeado saí de Konstanz para passar uns dias com um amigo nos arredores do cantão suiço de Sankt Gallen. Não tinha...