domingo, outubro 06, 2013

TRAVESSIA DA BAÍA DE SESIMBRA 2013

Pareço um teletubi :-)
Fotos: Miguel Batista

Que bonito dia de Outono para nadar a minha 11ª Travessia da Baía de Sesimbra!
Este ano, não sei se em consequência da crise financeira ou do facto do governo ter decidido acabar com o feriado do 5 de Outubro, mas os participantes reduziram quase para metade. Ainda assim a praia da Califórnia estava bem composta de nadadores, a maioria pertencentes a clubes de natação e portanto, malta que faz dos 1500 metros da travessia, " um figo" ( acho que este ano dilataram um pouco distância)! Eu, sendo um "outsider" nestas andanças ( o tal que faz tudo mas não é especialista em nada), também levei o "empreendimento" ( está na moda esta linguagem dos fazedores de dinheiro) sem grande sacrifício, até porque a água estava como o meu irmão disse no dia anterior, "um caldo", ou seja, uma maravilha, o que não é habitual ali para os lados de Sesimbra nesta altura do ano.
Por haver menos gente ou pela experiência acumulada, desta vez não levei muita "porrada" na viragem da primeira bóia e quando pela primeira vez pude olhar em redor para me posicionar, fiquei surpreendido ao ver tanta gente atrás, deslumbramento que depressa acabou, pois muitos dos que sentem medo nos "engarrafamentos" das bóias ao verem-se mais "à vontade", ligam o "turno". Eu mantive o meu estilo que disfarça mal a deficiente (e incorrigível) técnica, mas julgo que até fiz um bom tempo, embora não saiba qual, ao contrário das edições anteriores, a organização este ano poupou no relógio de chegada.
De resto, "tudo na mesma como a lesma", ou seja, uma camisola standart ( não alusiva do evento), o habitual mas saboroso chá de limão, a garrafinha de água e a banana. Nada mau para quem tem o prazer renovado de ir todos os anos, mas o evento podia ter um carácter mais festivo, mais criativo e não aquele ambiente de "cumprir a agenda", onde tudo parece ( infelizmente até o público) tão "mecanizado".
De resto... viva a República e claro, Sesimbra também!

2 comentários:

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

"...Pareço um teletubi :-)..." - pois pareces! :)

Pois essa travessia nunca me atrevi a fazê-la. Houve um ano num passado longínquo, em que até estive inscrita mas uma infecção urinária grave impediu-me de ir....depois disso nunca mais me atrevi (a inscrever-me, a treinar, a pensar sequer que poderia fazer aquilo)

Por aquilo que leio...infelizmente não me parece que seja convidativo a quem vai para nadar um bocado com o intuito principal da participação e da festa do evento, o que seria o meu caso. Parece que é mesmo para "profissionais" e ponto!

:(

Zen disse...

Olá Ana,

Estás bem? Como é que vai essa preparação para a Maratona do Porto?

Olha, estas coisas é como tudo na vida, se não nos atiráramos de cabeça não sabemos como é que é. É claro que necessita de alguma preparação ( é o lado autoperseverante), mas esquece o tempo que vais fazer e a técnica, usa antes a vontade com combustível. pelo que conheço de ti sei que vais conseguir. Beijinho

À VOLTA DO SANTIS ( PARTE I)

Como o planeado saí de Konstanz para passar uns dias com um amigo nos arredores do cantão suiço de Sankt Gallen. Não tinha...