terça-feira, dezembro 17, 2013

FIM DE SEMANA EM CHEIO








As redes sociais, a par do renascimento e/ou aumento do fenómeno popular da corrida ( e da prática desportiva em geral em Portugal), trouxeram nestes últimos tempos um aspecto curioso que considero positivo e que julgo contrariar de certa forma a tendência moderna da insularização do individuo, de um narcisismo exacerbado ou ainda da exibição pública da intimidade, reduzindo o reduto da identidade individual e das relação afectivas ( que se tornam mais fluídas), que é a criação de grupos informais de corredores que combinam treinos em conjunto no "espaço virtual". Não há uma condição objectiva para admissão a estes grupos  ( se bem que as podemos discernir essa condição nas intersubjectividades), basta partilhar o mesmo interesse, que neste caso é correr e aparecer no local e hora combinados, de preferência com um petisco e umas cervejas para dar no final ao treino a dimensão maior de "convívio", reforçando laços em redor de uma mesa imaginária.
É sobretudo no Facebook que podemos encontrar a maioria destes "grupos informais" de corredores que desde a madrugada, hora a que muitos podem treinar antes de ir para o trabalho, noite dentro (como será o caso do treino onde irei participar hoje), durante a semana e no seu final, combinam correr em conjunto celebrando o seu "estilo de vida" e existência em sociedade. Os locais são diversos, vão desde as ruas e passeios das cidades, até aos parques, matas, serras e praias, todos os espaços são palcos privilegiados para desfrutar do prazer que é correr e, como referi, contrariar a tal "individualização" pela proximidade que assim passa de virtual, a física, adquirindo uma dimensão mais "humana".
Os Portugal Running são um destes grupos e têm sido com os seus membros que tenho treinado nos últimos tempos, retomado lentamente a boa condição física e o prazer da prática desportiva além de "níveis saudáveis" de socialização :-)
Um dos bons momentos que nos últimos meses a companhia deste grupo me proporcionou, foi o treino do passado  fim-de-semana nas arribas de Sintra! Com partida da Praia da Adraga, local de explorações na minha infância durante as caminhadas a pé promovidas pela colónia de férias dos trabalhadores da Cuf em Colares, local onde passava parte das férias de verão, passando pelo já muito conhecido Cabo da Roca, os ainda inexplorados trilhos além deste na direcção do Guincho, a conhecida e dura subida até à Peninha, a descida vertiginosa para Colares continuada até ao local de partida, este foi um daqueles momentos que ficam registados para a "posteridade", pela beleza da paisagem mas também pelo desafio técnico e físico e claro pelo saudável convívio. Bendito "Facebook" e mentores dos Portugal Running, obrigado!

No domingo, marcação do percurso do "Trail do Espichel", prova que se irá realizar no próximo fim-de-semana no bonito espaço do Cabo Espichel, organizada pelo GDU Azóia, um grupo "formal" ( Clube) que têm responsabilidades acrescidas na comunidade e que neste momento difícil para a existência dos movimentos associativos, tão importantes para a cidadania e afirmação de estilos de vida saudáveis, necessita de galvanizar pessoas e meios para que muitos jovens em idade escolar continuem a beneficiem do contacto com a prática desportiva, nomeadamente a Orientação ( principal secção do clube).

Dois dias magníficos de sol e bonitos espaços entre o Cabo da Roca e o do Espichel. Um fim-de-semana em cheio!



Sem comentários:

À VOLTA DO SANTIS ( PARTE I)

Como o planeado saí de Konstanz para passar uns dias com um amigo nos arredores do cantão suiço de Sankt Gallen. Não tinha...